top of page
_Escolas%20n%C3%A3o%20s%C3%A3o%20pr%C3%A9dios%2C%20s%C3%A3o%20pessoas_%20Jos%C3%A9%20Pacheco_edited.

ROBÓTICA EDUCACIONAL

Como inovar na sala de aula?

Uma pergunta que nossos clientes sempre nos fazem é quanto aos benefícios da Robótica Educacional. E sem dúvida, é uma das metodologias ativas que mais nos empolga em Consultoria. É nítido o impacto positivo da Robótica na Escola.

​

Ao experienciar a robótica, o aluno desenvolve sua capacidade de solucionar problemas, utilizando a lógica de forma eficiente, compreendendo conceitos das diversas áreas do conhecimento e exercitando-os na prática.

​

Um outro conceito encontrado na literatura é a Robótica Neuropedagógica para Crianças com algum comprometimento motor ou neurológico comprovando seu benefício para a interação social, afetiva, cognitiva, institucional e a acessibilidade durante a adaptação da criança nas diferentes etapas do desenvolvimento.

 

Nesse contexto, nós trabalhamos com objetivos que priorizam conceitos pedagógicos articulados aos dispositivos robóticos, além de aprimorar a interação social. A participação dos escolares e da instituição nesta prática permite ampliar as diferentes atuações em prol da acessibilidade.

 

O ensino de robótica por meio de materiais não estruturados é a porta de entrada para começar a inovar em sala de aula, trazendo novas abordagens educacionais que atendam o perfil dos alunos (que são nativos digitais) e resgatando da Educação Infantil, o movimento de ter a experimentação.

 

É possível diversificar pela possibilidade do emprego de materiais diversos, inclusive aproveitamento de sucata. Esta é nossa proposta: um projeto bem elaborado com temas transversais, ações sustentáveis e interdisciplinar.

 

Esta mudança de aprender fazendo (que denominamos de mão na massa), permite que o estudante ou a criança vivencie a aprendizagem, experimentando, testando soluções, errando, tentando de novo, até acertar. Falhar faz parte desse processo e o torna significativo, permitindo que os estudantes  sejam criativos e capazes de resolver problemas com autonomia.

​

​

Fábio Luiz Bigati e Débora C. Pfeilsticker

Ideare ConsultoriaEducacional 

​

bottom of page